Paintball


Existem maneiras diferentes de praticar paintball, as principais são: 
Speedball com jogos rápidos e Cenário.
Paintball Cenário - que é o que eu pratico - é um jogo de simulação de combate pautado em regras de segurança, tática, bom senso, espirito de camaradagem em um espaço real, por isso seu nome CENÁRIO, assim a realidade é algo latente nos jogos.

Cada jogador tem um marcador que atira cápsulas de gelatina rigida recheadas com tinta atoxica solúvel em água. Ao ser atingido, a 
bolinha estoura, marcando o local onde você foi atingido, é interessante o uso de colete para amortecer as `bolinhas de tinta`.
Dentre os esportes de ação, Paintball é considerado um dos mais seguro. Um dos fatores que contribui para isso é a proibição do contato físico entre os jogadores.
Segurança é o item mais frisado  nos melhores campos. Além da obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as áreas de combate, também é necessário o uso dos `Barrel Plugs` (espécie de `rolha` de plástico ou borracha) e `Barrel Socks` (uma bolsinha) que são colocados na ponta do cano, a fim de evitar que a bolinha seja expelida mesmo que ocorra o disparo. Estes são utilizados durante o transporte do marcador pela área de uso comum, até o campo. Os mesmos possuem travas que devem ser usadas.
Na modalidade cenário onde jogamos em ambientes reais é muito comum obstaculos naturais ou oriundos do próprio local que devem ser levados em conta, como em uma mata por exemplo, temos buracos e irregularidades no piso, galhos das arvores e, ou gravetos no chão com suas pontas, em ambientes abandonados tipo construções antigas podemos ter tijolos soltos, paredes irregulares e semi-demolidas, o que faz o uso te coturnos e capacetes serem muito comuns para os praticantes.Temos a cultura de divulgação e instrução aos novatos, para que se sintam a vontade de retornar no futuro e ingressando ao esporte como esportistas assíduos.